Curso de férias para crianças – julho 2013

DSCF7764 (2)
Oficina de férias para crianças  julho de 2013
 
 

Nas férias de julho de 2015, teremos oficina, informaçõeswww.aleceramica.com.br/curso-de-ferias-para-criancas-julho-2015/

Veja as fotos das oficinas  anteriores: http://www.aleceramica.com.br/curso-para-criancas-nas-ferias-de-julho-de-2012/

As oficinas de cerâmicas nas férias acontecem há muitos anos. Comecei em 1999 com a amiga/psicopedagoga Cristiane Falcão e com o apoio do meu 1º. mestre Marcio Moura.

Nesses 14 anos aprendi muito com as crianças que fizeram parte da minha trajetória, hoje estão com 20/25 anos, uns na área das artes, outros na engenharia, jornalismo, arquitetura…Também me sinto realizada e feliz por ter participado da infância de algumas por muitos anos!

Enfim… foi e continua sendo uma experiência maravilhosa,  em julho de 2013 mais uma oficina será realizada.

O contato com argila propicia uma experiência riquíssima para as crianças, possibilitando sua entrada no universo da arte cerâmica. Elas têm a oportunidade de dar forma à argila para cozê-la e transformá-la em potinhos, bonequinhos, animais, monstrinhos, jogos, dar “asas a imaginação”.

Por ser um material maleável e fluído, a argila possibilita que a criança tenha um maior contato com os sentidos e possa, de forma lúdica, liberar seus movimentos, desenvolver a percepção, a psicomotricidade e a concentração.

Realizado por meio de sensibilizações com a argila, do uso de técnicas básicas de modelagem (pinch e placa), colagem, texturas e técnicas primitivas de pintura (engobe).

O aprendizado vai além, propiciando que as crianças aproveitem materiais descartados, como escovas de dentes, canetas e garfos velhos, transformando-os em ferramentas para a realização de acabamentos e texturas.

Unindo o aprendizado da cerâmica e o lúdico, na técnica de placa elas aprenderão a construir o jogo TANGRAM, que será queimado e posteriormente entregue.

Por meio de recursos lúdicos e divertidos, as crianças têm ainda, contato com o fundamento teórico: de onde vem a argila, uma breve história da cerâmica e o processo de cozimento (conhecer o forno).

Tradicionalmente, as oficinas abordam diferentes aspectos da Arte cerâmica no Brasil. Nesta de julho o tema será a Cerâmica do Povoado de Poxica – Itabaianhinha/SEO trabalho será realizado com apresentação de material visual das peças, como são feitas, pintadas e queimadas construindo referências sobre a importância da cerâmica na nossa cultura.

 As peças serão entregues posteriormente após a secagem e queima dos trabalhos realizados na oficina.

INSCRIÇÕES SOMENTE COM ANTECEDÊNCIA POR TELEFONE  3815-0935 OU contatos@aleceramica.com.br

Carga horária: 5 horas, divididas em 2 dias – Manhã: das 10:00hs as 12:30hs ou tarde: das 14:30hs as 17:00hs

Idade: grupos de 5 a 8 anos e de 9 a 14 anos – Número de alunos por grupo: 6 crianças

Para saber sobre os dias e horários dos grupos com vagas, entrar em contato por email ou telefone.