oficina de cerâmica para crianças nas férias de julho 2018

Oficina de cerâmica para crianças nas férias a partir de 5 anos –  julho 2018

“da modelagem em argila a cerâmica”

A oficina de cerâmica para crianças nas férias tem uma longa trajetória. A primeira turma da oficina foi julho de1999 com a amiga/psicopedagoga Cristiane Falcão e com o apoio do meu primeiro mestre Marcio Moura.

Nesses 19 anos ensinei e aprendi muito com essas crianças. Sinto uma imensa realização e feliz por ter participado da infância e adolescência de muitas e por muitos anos nos cursos regulares! Enfim… foi e continua sendo uma experiência maravilhosa, e agora em julho mais uma oficina será realizada.

Por ser um material maleável e fluído, a argila possibilita que a criança tenha um maior contato com os sentidos e  de forma lúdica, liberar seus movimentos, desenvolver a percepção, a psicomotricidade e a concentração.

O contato com argila propicia uma experiência riquíssima, possibilitando sua entrada no universo da arte cerâmica. Elas têm a oportunidade de dar forma à argila para cozê-la e transformá-la em potinhos, bonequinhos, animais, monstrinhos, jogos, dar “asas a imaginação”.

Por meio de recursos lúdicos e divertidos, as crianças têm ainda, contato com o fundamento teórico: de onde vem a argila, uma breve história da cerâmica e o processo de cozimento (conhecer o forno).

A oficina de cerâmica para crianças nas férias será realizada em dois dias com aulas de duas horas e meia:

  • 1º dia: sensibilização com a argila; o que é e como se faz a barbotina? origem da cerâmica, conhecer a cerâmica indígena brasileira; modelagem técnica pinch, colagem, conhecer texturas…
  • 2º dia: técnica placa com impressão, história e confecção em cerâmica do tabuleiro/peças do jogo BORBOLETAS (Moçambique) ou LAU KATI KATA (Indiano) ; pintura das peças (com engobe), conhecer o forno;

O aprendizado vai além, propiciando que as crianças aproveitem materiais descartados, como escovas de dentes, canetas e garfos velhos, transformando-os em ferramentas para a realização de acabamentos e texturas.

Tradicionalmente, as oficinas abordam diferentes aspectos da Arte cerâmica no Brasil. Nesta oficina de julho 2018 o tema será a Cerâmica do Vale do Jequetinhonha – MG – Brasil –O trabalho será realizado com apresentação de material visual das peças, como são feitas, pintadas e queimadas construindo referências sobre a importância da cerâmica na nossa cultura.

As peças serão entregues posteriormente após a secagem e queima dos trabalhos realizados na oficina.

INSCRIÇÕES SOMENTE COM ANTECEDÊNCIA ou mais informações: email: contatos@aleceramica.com.br

grupos são montados de acordo com a escolha da data e faixa etária de 5 a 8 anos e de 9 a 12 anos.

Interessados enviar email com nome mãe, telefone, idade e nome da criança e grupo, a partir dessas infos estarei montando o grupo.

  • grupo 1  – dias 11 e 13 – tarde  – das 14:30 as 17:00 hs
  • grupo 2  – dias 17 e 18 –  manhã – das 09:30 as 12:00 hs

Idade: grupo de 5 a 8 anos e de 9 a 12 anos – Grupo de 6 crianças no máximo

Carga horária: cada oficina tem duração de 5 horas, divididas em 2 dias

Valor: R $ 220,00 (material mesmo: argila, engobe, queima e lanche)

Algumas fotos e links das oficina de cerâmica para crianças nas férias anteriores

http://www.aleceramica.com.br/fotos-da-oficina-de-ferias/

http://www.aleceramica.com.br/tag/oficina-de-ferias-criancas/

Atelier de cerâmica Alessandra Dantas

Local: Rua Joao Elias Saada,56 – Pinheiros – São Paulo