oficina experimental cerâmica online – modelando da argila a cerâmica

da argila a cerâmica

A oficina experimental de cerâmica online é uma adaptação da oficina presencial, mantendo o mesmo objetivo: o intuito é ser uma “iniciação” para pessoas que nunca tiveram contato com a argila, mostrando ao participante o processo do “fazer cerâmico” da modelagem a cerâmica.

Então, a oficina experimental é para quem nunca colocou a mão na argila, quer fazer cerâmica mas não tem ideia de como é o processo, o tempo e etc. A partir dessa oficina de cerâmica online o participante terá uma noção o que é a cerâmica.

Ela será realizada em três encontros, totalizando seis horas com parte teórica e prática, abordando os seguintes:

  • conhecendo a argila “sensibilização tátil”;
  • iniciar o processo de aprendizagem do amassar a argila;
  • iniciar o processo de aprendizagem do modelar na técnica do pinçar ou pinch;
  • conhecendo o atelier virtualmente e bate papo sobre diferentes técnicas; queimas; tipos de cerâmicas;
  • transformação da argila em cerâmica (conhecer virtualmente os fornos gás e elétrico) forno 1a. queima (biscoito), forno de alta temperatura – 2ª queima);

técnica pinch, tebineri ou pinçar que será trabalhada na oficina de cerâmica, é uma das formas mais tátil de fazer peças de cerâmica desde os tempos antigos até o momento. Utilizada para fazer peças utilitárias, decorativas, escultóricas em diferentes culturas e tempos. É a forma mais direta das  pessoas  interagirem com o barro.

“Eu pinço, e o barro responde, eu aperto e novamente o barro  responde”.

Nessa técnica aprendemos que o simples ato de apertar, descobrimos uma quantidade enorme de experiências tátil de modificar a forma do barro. Podemos desenvolver uma consciência cinética da forma e da espessura das paredes e da base,  desenvolvemos ao longo do tempo  nossa capacidade de trabalhar com o tato , em vez de somente usar a visão.

Acredito que é a técnica mais didática e perceptiva de introduzir uma pessoa na cerâmica, sendo que as mãos, dedos, controle da força e da pressão são as suas ferramentas. Através deste processo, depois de um tempo,  o que mais  facilmente aprendemos é confiar em nossos dedos para nos dizer informações sobre o barro.

se quiser conhecer como era a oficina presencial, entra lá no link https://www.aleceramica.com.br/oficina-de-ceramica/ ou saber mais do atelier entra no https://www.instagram.com/aleceramica/

Via plataforma Zoom

6 horas, em 3 sábados a tarde

4 participantes

Início a definir

Inscrições e mais infos

email: contatos@aleceramica.com.br

Valor: 180,00